O que é Blockchain e como se tornar um minerador de bitcoin?

Durante a última década, mais ou menos, houve numerosas mudanças no mundo dos bancos e dos investimentos. Quem teria pensado que uma moeda digital com um livro-razão público seria inventada e apresentada ao público de massa?

Esta moeda digital chamada Bitcoin BTC, 3,67% continuou a despertar o interesse das pessoas desde que foi introduzida pela primeira vez. Tanto os proponentes quanto os críticos falaram sobre como a Bitcoin e a tecnologia da cadeia de bloqueio que a impulsiona tem o potencial de revolucionar inúmeras práticas e indústrias estabelecidas.

O que é a cadeia de bloqueios?
Blockchain é definido como um sistema de registro de informações valiosas que torna difícil e impossível ser adulterado e alterado. Em termos mais simples, a informação registrada é difícil de ser pirateada, tornando esta tecnologia confiável no mundo dos bancos, investimentos, FinTech, e muito mais.
Este processo de processamento de dados e transações é conhecido como Bitcoin Era mining.

O que é mineração em cadeia de bloqueio?
A mineração em cadeia de blocos refere-se ao processo de adição, segurança e validação de todas as transações Bitcoin ao registro público de transações passadas. As pessoas que estão envolvidas na mineração de bitcoins e outras moedas criptográficas são chamadas de „mineiros da cadeia de blocos“. Além disso, os mineiros são responsáveis pela autenticação e verificação de transferências de moeda digital de um computador na rede para outro.

Quão segura é a mineração de bitcoin?

Além disso, é importante observar que a mineração de blockchain é um processo infalível que certamente fará com que os indivíduos desonestos pensem duas vezes antes de fazer movimentos tortuosos. Isto porque quando Satoshi Nakamoto criou sua estrutura, ele a projetou especificamente para ser um procedimento dispendioso de uso intensivo de recursos.

Em linha com isto, indivíduos fraudulentos podem realizar atividades obscuras em um esforço para acelerar todo o processo. Isto não é o caso porque vem com extensos dissuasores para estratégias desonestas e incentivos para as mais honestas. Por exemplo, as transações desonestas não são aceitas dos nós atacantes na rede da cadeia de bloqueio pelos nós honestos.

Como ser um mineiro da cadeia de bloqueios?
Se você planeja ser um mineiro da cadeia de bloqueio, então não será suficiente saber a resposta à pergunta: „o que é cadeia de bloqueio“? Para ser um mineiro, encontrar a solução de hash perfeita que se encaixa e combina com os dados criptografados envolve resolver um problema de „Prova de Trabalho“, um algoritmo utilizado para confirmar transações e produzir blocos para a cadeia de bloqueio.

Além disso, vários mineiros irão competir para autenticar, no qual um usuário pode não ser capaz de fazê-lo sozinho. Mas note que para cada sucesso de mineração, o vencedor ganha prêmios de blocos através de bitcoins.

Há dois tipos diferentes de mineração que você precisa estar ciente: a mineração individual e a mineração de piscina. Na mineração individual, os usuários são obrigados a se registrar como mineiros. E assim que a transação se realiza, os usuários da rede de blocos obtêm um problema matemático que precisam resolver para obter recompensas. Por outro lado, a mineração de pool envolve vários usuários reunindo recursos e operando juntos para validar a transação e depois dividindo a recompensa igualmente.

Resumindo
Para ser um mineiro da cadeia de bloqueio de sucesso, será preciso mais do que apenas saber o que é cadeia de bloqueio e ter equipamentos de computador com hardware e software poderosos. Você precisa conhecer todo o processo para ter uma melhor compreensão de como ele funciona para que possa fazê-lo de uma maneira eficaz e eficiente.